top of page
O que é um Canal de Conduta?

Um Canal de Conduta é um meio de comunicação direto entre você e a Diretoria de Grupo Escoteiro Tupanciguara, e tem por finalidade receber Relatos ou Denúncias sobre crimes ou infrações étnico-disciplinares que envolvam qualquer associado do grupo.

O Canal de Conduta formaliza o que você tem a contar e documenta o seu relato. Você também pode confiar que qualquer membro adulto do Grupo Escoteiro Tupanciguara, seja ele Escotista ou Dirigente, irá ouvir o que você tem a dizer. Mas quando isso não for possível, quando você não quiser se identificar, quando você suspeitar que algo está errado ou quando você já tenha relatado a algum membro do grupo e ele não resolveu seu problema, você pode utilizar o nosso Canal de Conduta.

Nosso compromisso em fornecer um ambiente seguro para a comunidade do grupo faz com que seja necessário ter ferramentas para ouvir qualquer pessoa que tenha algo a contar. Às vezes, relatos pessoais podem não ser feitos por diversos motivos como medo, vergonha ou insegurança, e quando isso acontece estamos falhando em fornecer esse ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento de cada jovem e membro do grupo.

Mesmo que todos os adultos voluntários do Grupo Escoteiro Tupanciguara cumpram os requisitos associativos dos Escoteiros do Brasil, possuam o Curso de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil e outras qualificações para atuarem nas funções exercidas no grupo, isso não impede que possamos ter problemas, como também não pode impedir que tenhamos ferramentas para resolvê-los.

Por isso, seguindo o exemplo dos Escoteiros do Brasil, criamos um Canal de Conduta que conta com todos os documentos que dão suporte às nossas ações, explicam como devemos atuar em cada situação e nos auxiliam a conduzir o Grupo Escoteiro Tupanciguara com Políticas de Governança Institucionais adequadas às nossas atividades.

Você pode registrar uma Denúncia ou Relato acessando o formulário abaixo:

Canal de Conduta

Quem deve usar o Canal de Conduta?

Qualquer membro do grupo: jovem, familiar ou adulto voluntário.

Pessoas externas ao grupo que receberam relatos de situações suspeitas, ou que presenciaram alguma atitude que não condiz com nossas atividades, também podem utilizar este canal para fornecer informações que serão cuidadosamente analisadas pela Diretoria. Formalmente, esse processo é chamado de "Denúncia" ou "Relato", e após analisado é dado prosseguimento às ações pertinentes previstas pelos Escoteiros do Brasil para cada situação.

E quando for sobre a Diretoria do Grupo?

Quando a situação que você deseja relatar ou denunciar for sobre qualquer membro da Diretoria do Grupo Escoteiro Tupanciguara, ou da Comissão Fiscal de Grupo, e você não tiver mais ninguém no grupo em quem confia que resolverá sua situação, você pode e deve utilizar o Canal de Conduta dos Escoteiros do Brasil.

 

Ele serve para as mesmas situações exemplificadas acima com a diferença que, por se tratar do Nível Nacional dos Escoteiros do Brasil (o Grupo Escoteiro Tupanciguara é o Nível Local), o processo não vai ser dirigido por membros do grupo.

Você também pode entrar em contato com o Coordenador Distrital do 4º Distrito Escoteiro/RS. Ele é o representante da Diretoria Regional (Nível Regional) dos Escoteiros do Brasil e poderá auxiliar em casos de dúvidas.

Quando e como usar o Canal de Conduta?

Jovens

Sempre que você presenciar uma situação de abuso, assédio, conflito, agressão ou qualquer atitude que não seja condizente com o que esperamos para nossos Jovens e Adultos, você pode relatar presencialmente para a Diretoria, para seu Chefe de Seção e Auxiliares ou utilizar nosso Canal de Conduta. Caso você não saiba identificar uma situação dessas, converse com seus responsáveis ou com seu Chefe de Seção e explique o que aconteceu. Você também pode aprender mais sobre isso clicando aqui!

Sou Adulto Voluntário

Conforme o Programa de Proteção Infantojuvenil dos Escoteiros do Brasil, se informada ou identificada qualquer situação de risco que aconteceu, está acontecendo ou está para acontecer à algum membro do grupo, é necessário que sejam tomadas ações a fim de afastar as partes (suspeito e vítima) para que se possa dar prosseguimento aos processos de acordo com o ocorrido. Em caso de dúvidas ou se não conseguir atuar diante de tal situação, entre em contato com a Diretoria do grupo imediatamente.

Quando não houver risco iminente, ou a situação envolver diretamente ações de cunho étnico-disciplinares, você pode utilizar o Canal de Conduta.

Dúvidas

Documentos de apoio
Vídeos
bottom of page