
Alcatéia
Tupandi
Um grupo de amigos em socialização e muita diversão, com jovens de 6,5 a 11 anos

Tropa Escoteira
Tiarajú
Um grupo de amigos em novas aventuras, com jovens de 11 a 15 anos

Tropa Sênior
Tupambaé
Um grupo de amigos buscando novos desafios, com jovens de 15 a 18 anos.

Clã Pioneiro
Tupancy
Um grupo de jovens adultos desenvolvendo projetos, com jovens de 18 a 21 anos.
Seções
Atualmente nosso grupo conta com 4 seções ativas:

O Tupanciguara
O Grupo Escoteiro Tupanciguara foi fundado em 26 de maio de 1952 em uma reunião nas dependências da extinta Escola Industrial Hugo Taylor, onde hoje encontra-se o Carrefour Santa Maria, situada na Av. Rio Branco, esquina com a Rua dos Andradas em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
O Grupo Escoteiro nasceu de uma iniciativa da ordem religiosa Marista, que auxiliou no RS e no Brasil a fundar diversas unidades escoteiras no século passado. Até hoje existem diversos grupos no Brasil que ainda são apoiados por escolas Maristas.
A sessão foi presidida pelo Irmão Bento Labre e contou com a presença do Irmão Luiz Augusto e Irmão Urbano Mário, além da presença de professores e jovens interessados em praticar o Escotismo. Na época, todos era integrantes da extinta Escola Industrial Hugo Taylor.
O Grupo Escoteiro Tupanciguara foi fundado em 26 de maio de 1952 em uma reunião nas dependências da extinta Escola Industrial Hugo Taylor, onde hoje encontra-se o Carrefour Santa Maria, situada na Av. Rio Branco, esquina com a Rua dos Andradas em Santa Maria, Rio Grande do Sul.
O Tupanciguara
Símbolos
Abaixo estão os símbolos do nosso grupo, que ao longo dos anos tiveram pequenos ajustes gráficos mas mantiveram a essência com as cores e símbolos representados.
Brasão
Composto de quatro pontos cardeais da Rosa dos Ventos, a flor de lis estilizada com um círculo, que contém o Cruzeiro do Sul. As cores são definidas conforme o MIV.

Numeral
47 é o número que o grupo recebeu após sua fundação, utilizado até hoje. Serve como identificação pelos Escoteiros do Brasil, em conjunto com o listel regional.

Lenço
Feito em tecido de cor Bege próxima ao Marrom, fita Marrom e nosso Brasão em um dos vértices. Tradicionalmente, o lenço é quadrado.

Bandeira
Com as mesmas características do lenço do grupo, porém com o Brasão centralizado em ambos lados. Possui tamanho padronizado conforme o P.O.R.

Baseado nos Princípios, Organizações e Regras - P.O.R. e Estatuto da União dos Escoteiros do Brasil, a instituição mantém a transparência na administração e na aplicação do Método Escoteiro conforme o organograma institucional.
A Diretoria Eleita é composta por: Diretor Presidente, Financeiro e de Métodos Educativos. Para auxiliar no desenvolvimento das atividades, a Diretoria nomeia Diretores Adjuntos e Coordenadores de equipes conforme o plano de gestão.
A Comissão Fiscal é composta por 6 voluntários, sendo 3 titulares e 3 suplentes, que trabalham independente da Diretoria eleita conforme as resoluções vigentes. Após eleição, entre os titulares, é escolhido o Presidente da Comissão Fiscal.


Institucional

Transparência

Governança

Escotismo
O Movimento Escoteiro foi fundado pelo General Robert Stephenson Smith Baden-Powell, o nosso B-P, na Inglaterra. B-P foi considerado um herói por haver resistido vitoriosamente a um cerco de 217 dias em Mafeking, África do Sul, durante a Guerra dos Bôeres.
Ele utilizou-se dos saberes e habilidades que aprendeu no serviço militar em lugares agrestes da Índia e da África, quando se tornou conhecido como “Impisa”, (“o lobo que nunca dorme”, em português, pelas suas missões noturnas) para ajudar a juventude.
Com todas essas experiências de vida, B-P lançou o "Aids to Scouting" em 1899, livro destinado a auxiliar militares a seguir pistas, em exploração de campo e técnicas mateiras. E o livro fez sucesso também com os jovens: rapazes ingleses utilizavam o conteúdo para diversão.